01 agosto 2012

MPX e E.ON fecham acordo para compra de parque eólico

Localizado no Rio Grande do Norte, Projeto Ventos terá capacidade total de 600MW e custará 22 milhões de reais

 O selo WindMade estabelecerá a proporção de energia eólica na empresa e especificará se sua participação é global, regional ou em um estabelecimento

A MPX, por meio de sua joint-venture com a E.ON, firmou um contrato para adquirir os Complexos Eólicos Jandaíra, Pedra Preta I e Pedra Preta II, que fazem parte do “Projeto Ventos”. A capacidade total é de 600 MW. O acordo também prevê uma expansão do projeto, que adicionaria mais 600MW de capacidade.

 O preço da aquisição é de 37 mil reais por MW instalado, ou seja, 22,2 milhões de reais nesta primeira etapa. Além disso, está previsto o pagamento de royalties de R$ 1,3 por MWh comercializado, sendo o limite máximo de 20 anos.

 "Esta nova aquisição reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento da geração a partir de fontes renováveis de energia", disse Eduardo Karrer, CEO da MPX, em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). “O Projeto Ventos será um complexo eólico de escala industrial, altamente competitivo."

 Em nota, a MPX explica que o fator de capacidade médio líquido estimado é de 48% e que sua conexão com o sistema elétrico fica a uma distância de aproximadamente 30 quilômetros. “Todos os direitos fundiários necessários para a implantação do Projeto, incluindo sua expansão, estão assegurados. O Projeto tem 158,7 MW registrados para participar em ambos os leiloes, A-3 e A-5, de 2012.”, diz a empresa. Os complexos estão localizados no Rio Grande do Norte. Por Alice Agnelli, de
Fonte: Exame 01/08/2012

01 agosto 2012



0 comentários: