27 agosto 2012

Hertz vence batalha dos carros alugados com a Dollar Thrifty

Aquisição da terceira maior locadora de carros dos Estados Unidos, o grupo Dollar Thrifty, por US$ 2,3 bilhões, consolida Hertz como a segunda maior locadora de carro do país

 Há pelo menos dois anos, a Hertz, segunda maior locadora de carros dos Estados Unidos, e a Avis, até então, quarta desse mercado por lá, travavam uma disputa para ver quem conseguiria comprar as operações do grupo Dollar Thrifty (DTG), companhia que atua no mesmo setor. Neste fim de semana, a batalha entre as duas teve um ponto final. A Hertz fechou, por 2,3 bilhões de dólares, o negócio.

 A aquisição, além de consolidar a posição de número dois da Hertz no mercado de aluguel de carros, desbancou a Avis. Agora, mesmo se tornando a terceira maior desse setor nos Estados Unidos, a Avis ficou longe de alcançar a sua principal concorrente. Juntas, a Hertz e o Dollar Thrifty vão somar mais de 10.000 unidades em todo o mundo, com faturamento estimado em 10,2 bilhões de dólares e lucro de quase 2 bilhões de dólares.

 Nos Estados Unidos, as operações das duas companhias somam cerca de 4.800 locadoras de veículos, quase a mesma quantidade de pontos de venda que a Avis possui no mundo: aproximadamente 5.200. Embora as duas se degladiem por esse mercado, a liderança está nas mãos da Enterprise, a líder mundial desse mercado, com 6.100 unidades somente no mercado americano, segundo dados do setor. 

Outras vantagens

 O conforto de ficar como vice-líder desse setor nos Estados Unidos, no entanto, é apenas um dos atrativos da operação. Apesar de atuarem no mesmo mercado, cada negócio é voltado para um perfil diferente de clientes. A Hertz, por exemplo, atende muito bem consumidores que procuram por locação de automóveis para viagens de negócio. Já o Dollar é voltada para pessoas que realizam viagens de lazer e a Thrifty é mais orientada para a geração de caixa do grupo.

 Segundo Mark Frissora, presidente da Hertz, a operação oferece escala instantânea para a companhia, principalmente pela posição de mercado que o DTG possui. “O fato de as duas marcas do grupo terem concessões para atuarem em aeroportos traz um valor maior para a operação. Estamos satisfeitos por finalmente chegarmos a um acordo”, afirmou o executivo em comunicado.

 A ideia é que as companhias continuem a trabalhar de maneira independente, ou seja, cada uma com sua bandeira própria. A Hertz, no entanto, acredita que a combinação dos dois negócios trará oportunidades se sinergias significativas, como mais produtividade e melhores ofertas por parte dos fornecedores. Juntas, as companhias devem reduzir em pelo menos 160 milhões de dólares os gastos anuais.

 Namoro antigo

 Em 2010, a Hertz tentou, sem sucesso, comprar o Dollar Thrifty por 1,2 bilhão de dólares. A proposta foi rejeitada pela locadora, que passou a ser assediada por outras companhias desse mesmo setor. Há rumores de que Avis elevou em 2 dólares por ação a oferta feita pela Hertz, mas a oferta foi novamente recusada pelo DTG.

 No segundo trimestre do ano, o Dollar Thrifty somou receita de 380 milhões de dólares. O lucro da companhia totalizou quase 50 milhões de dólares no período. Embora a operação do DTG esteja basicamente concentrada nos Estados Unidos e Canadá, a companhia, nos últimos anos, vem expandido suas operações no mercado internacional por meio de franquia e já está presente em cerca de 80 países. Por Daniela Barbosa
Fonte: Exame 27/08/2012

==================
COMENTÁRIO:


O site da Hertz disponibiliza apresentação a respeito dos principais indicadores da transação com a Dollar Thrufty. Destacam-se os abaixo.




27 agosto 2012



0 comentários: