20 julho 2012

Heineken quer comprar Fraser & Neave por US$ 4 bilhões

Cervejaria holandesa anunciou oferta para aquisição de sua parceira no mercado asiático

 A Cervejaria holandesa Heineken anunciou, nesta sexta-feira, que fez uma oferta para comprar a cervejaria Fraser & Neave por 5,1 bilhões de libras, cerca de 4 bilhões de dólares. A F&N já é parceria da Heineken no mercado asiático há 80 anos.

 A operação está alinhada com a estratégia da Heineken de expandir presença nos mercados emergentes. A cervejaria já fez aquisições no México, Brasil, Índia e África.

 Além disso, segundo a Heineken, o valor da oferta é atraente para a companhia e seus acionistas. A cervejaria holandesa está confiante que essa operação irá gerar sinergias de longo prazo.

 "Valorizamos nossa parceria com a F&N, mas é hora de olhar para frente e começar um novo capítulo do nosso negócio na Ásia. A Heineken e a marca de cerveja Tiger vão liderar nosso portfólio no mercado asiático", afirmou Jean-François van Boxmeer, presidente da companhia holandesa, em nota.

 Oferta
 Caso a oferta seja aceita, a Heineken terá acesso direto a mercados considerados importantes para a companhia, como Camboja, China, Indonésia, Malásia, Nova Zelândia, Tailândia, Vietnã e Cingapura.

"Quando concluída, a oferta também vai fortalecer nossa carteira de produtos, proporcionando o controle da marca Tiger e outras cervejas regionais, como Bintang Anchor e Larue", disse a companhia, em nota.

 Há décadas a Heineken é parceira da F&N no mercado asiático. A Fraser detém 50% das ações da Asia Pacific Investment Private (APIL), que por sua vez detém o controle da Asia-Pacific Breweries Limited (APB). Já a Heineken tem o restante das ações da APIPL e uma participação de 9,5% na APB. Por Daniela Barbosa
Fonte: Exame 20/07/2012

20 julho 2012



0 comentários: