15 junho 2012

Mercado aponta evolução da indústria brasileira de private equity e venture capital

Nova ferramenta é introduzida no Brasil para suprir demandas desse segmento.

 A evolução da indústria de private equaty e venture capital (pe/vc) no Brasil tem impressionado os analistas. Relativamente novo no país, esse segmento é composto por fundos de investimentos que, através da aquisição de ações ou de outros valores mobiliários, investem e participam em empresas com alto potencial de crescimento e rentabilidade. No início de 2005 existiam 71 organizações gestoras com não mais do que US$ 6 bilhões em veículos de investimento (fundos) de pe/vc, o equivalente a 0,7% do PIB. Ao fim de 2009, 144 gestores administravam comprometimentos de capital de US$ 36,1 bilhões alocados ao Brasil, equivalente a 2,3% do PIB do país.

 Em 2011, houve recorde de captação de novos recursos para este segmento, totalizando 7,1 bilhões de dólares, sete vezes mais que o volume captado em 2010. Entre os países do BRICS (bloco de países emergentes formado por Brasil, Rússia, China e Africa do Sul), o Brasil ficou atrás apenas da China. Com isso, novas ferramentas surgem para suprir as demandas desse segmento, principalmente na área de pesquisa.

 Para Ricardo Buranello, diretor da Acoi Expert Network, empresa que introduziu o conceito de Expert Network ao Brasil, a necessidade por serviços de pesquisa surge já que os gestores de pe/vc agem como intermediários especializados. “Eles fazem a análise de contingência antes de concretizar qualquer investimento, e são responsáveis pela compreensão do modelo de negócios, principalmente do seu potencial futuro” explica Buranello. A remuneração e incentivos financeiros desses gestores estão fortemente vinculadas à criação do valor resultante do investimento. Por isso, possuem governança ativa, e necessitam constantemente de informações abalizadas e pontuais específicas do mercado em que investem.

 Com isso, empresas na área de pesquisas de mercado, consultorias tradicionais, eventos, networking e pesquisas em geral tem tido uma grande participação nesse setor. Os EUA, mercado que emprega mais do que a metade de toda a força de trabalho de pe/vc do mundo, é o que mais consome informações.

 Foi do mercado americano que Ricardo Buranello trouxe o Expert Network, serviço de rede de relacionamento que, após mapear as necessidades e demandas do cliente interessado em informações, procura em seu banco de dados o melhor especialista para tratar desse determinado assunto direto com o cliente, sem intermediários. “Os fundos americanos tendem a ter uma performance melhor do que de outros países, e em parte isso vem da sofisticação daquele mercado em sua indústria de pesquisa. Trazer parte desse know-how ao Brasil é melhorar a qualidade de informação circulante no meio”, explica Buranello. “O fato de que a demanda por informações desse porte vem aumentando é um indicativo de que o segmento de private equity e venture capital vem evoluindo consideravelmente”, conclui o diretor.

 A Acoi Expert Network é uma consultoria de pesquisa, especializada em responder demandas por informações de forma rápida e objetiva. Com foco no atendimento de Bancos de Investimento, Hedge-Funds, Family Offices, Venture Capital, Private Equity, grandes e médias organizações, a Acoi Expert Network entrega insights críticos à tomada de decisões através da sua extensa base de especialistas.

 A utilização dos serviços de especialistas da Acoi Expert Network garante velocidade na obtenção de informações, propiciando ampla visão sobre determinado setor, produto, ou empresa de forma rápida, prática e barata. Apoiados em rígidos padrões de governança, os serviços são oferecidos em ambiente seguro e eficaz, resultando num assessoramento e consultoria especializada, que une necessidades e soluções, em um modelo de prestação de serviço reconhecido internacionalmente.
Fonte: revista fator 15/06/2012

15 junho 2012



0 comentários: