21 junho 2012

5 maiores tendências na educação superior

A educação superior passa por mudanças cada vez mais rápidas. Veja quais são as cinco maiores tendências e saiba o que elas podem se desenvolver nos próximos anos.

A tecnologia estará cada vez mais presente na educação, e não só apenas nas salas de aula

 A educação superior está em um momento de grandes mudanças. O uso das mídias em sala de aula aumenta cada vez mais e a mobilidade acadêmica vira realidade para diferentes classes sociais, com ofertas cada vez maiores de oportunidades para o intercâmbio. Essas e outras transformações são resultado de tendências presentes na educação e em muitas outras áreas, entendendo-se ao cotidiano profissional das empresas.

Confira as 5 maiores tendências na educação superior: 

 5 tendências na educação superior – 1. Globalização 
Atualmente, há mais de um milhão de estudantes universitários espalhados por todo o mundo. A demanda pela educação superior aumenta e continuará a crescer cada vez mais. As novas ofertas de universidades em diferentes continentes oferecem mais oportunidades para programas de intercâmbio entre as instituições, tanto para alunos como para professores.

 5 tendências na educação superior – 2. Branding 
Rapidamente, as universidades estão percebendo que a Internet fornece a elas a oportunidade de promover seus programas acadêmicos para tipos diferentes de públicos, abrindo chances para que as faculdades façam seu próprio branding e divulgação. As redes sociais possibilitaram ainda maior contato entre o campus e os universitários ou candidatos, o que pode aumentar a procura pelos cursos oferecidos.

5 tendências na educação superior – 3. Mobilidade 
Com o uso cada vez maior e mais frequente dos celulares e smartphones pelos estudantes, é natural que as universidades aproveitem esses recursos para facilitar o acesso aos materiais, aulas e outras ferramentas online.

 5 tendências na educação superior – 4. Segurança 
Com a tragédia do Realengo, o assunto segurança na educação entrou em pauta com força no País. A segurança nas escolas, universidades e outras instituições deve ser considerada como primordial. Principalmente porque, em diversas faculdades, qualquer um pode ter acesso às salas de aula. Além disso, é frequente a reclamação de assaltos e furtos em grandes universidades brasileiras, como a USP e a UFRJ.

 5 tendências na educação superior – 5. Tecnologia e planos estratégicos 
A tecnologia estará cada vez mais presente na educação, e não só apenas nas salas de aula. A tendência é que as universidades copiem práticas de TI da empresas privadas, para armazenar dados, um processo que, aliás, diminuiria os custos das próprias instituições. É interessante que elas arrendem e guardem recursos para a área de TI. A tecnologia também ajudará os estudantes fora da sala de aula, sendo uma ponte entre escola, pais e alunos.
 Fonte: Portal Universia 20/06/2012

21 junho 2012



0 comentários: