16 abril 2012

Sinotruk cria joint-venture e assina protocolo de intenções para fábrica em Santa Catarina

Representantes da Sinotruk China anunciaram também o início das exportações de 2 mil caminhões para o Brasil

A importadora de caminhões Elecsonic, conhecida como Sinotruk Brasil anunciou nesta terça-feira (10), em São Paulo, a criação de uma joint-venture com grupo CNHTC ( China National Heavy Duty Truck Group Corporation) com o objetivo de construir uma fábrica de caminhões da marca Sinotruk no munícipio de Lages, em Santa Catarina, que em primeiro momento importará peças produzidas pela CNHTC no processo KD (Knock-down), mas com a projeção de nacionalizar pelo menos 65% das peças.

Com a criação da joint-venture, representantes da CNHTC e Sinotruk Brasil anunciaram também o início das exportações de 2 mil unidades de caminhões para a Sinotruk Brasil que será a primeira fase do projeto, enquanto a unidade de Lages é instalada.

O evento contou com a presença de Ma Chunji, chairman do grupo Sinotruk, Liu Wei, vice-presidente do grupo Sinotruk e Cai Limin, vice-governador da província de Shandong.

Além do anúncio da joint-venture, houve também a assinatura de um protocolo de intenções para a construção da fábrica de Lages, com a presença do governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, o prefeito de Lages, Renato Nunes, e demais autoridades locais. O documento garante que a empresa se instalará com os incentivos fiscais previstos pelas leis do Estado e do munícipio. “Esse momento tem grande significado para Lages. A Sinotruk é uma das maiores fábricas de caminhões do mundo e, em alguns meses, vai gerar centenas de empregos”, destaca o governador.

A fábrica terá capacidade inicial para a produção de 5 mil unidades por ano nos primeiros 12 meses, com previsão para chegar a 8 mil unidades em médio prazo. De acordo com Ma Chunji, chairman do grupo CNHTC, o investimento inicial será de R$ 300 milhões. “Essa é uma opção atraente para esse mercado altamente competitivo que é o Brasil. Temos certeza que nossos clientes estarão satisfeitos com os caminhões que aqui serão produzidos”, diz Joel Anderson, diretor geral da Elecsonic (Sinotruk Brasil).

Segundo Ma Chunji, os caminhões Sinotruk têm enorme aceitação internacional, incluindo os mercados da Europa. “Esse ano, as exportações já ultrapassaram 1 bilhão de dólares. Esse sucesso de vendas e uma rede completa de serviços classifica a Sinotruk como uma das mais importantes fabricantes de caminhões do mundo. Estamos contentes que a Sinotruk está tendo sucesso também na América Latina”, afirma o chairman.

Sobre a Sinotruk – A Sinotruk, conhecida como CNHTC (China National Heavy Duty Truck Group Corporation), foi constituída na China em 1935. No início da década de 1980, adquiriu tecnologia de motores Steyr, formando também outras parcerias ao longo do tempo com Eaton, ZF, Jost e Wabco. De 2003 a 2008, manteve joint-venture com a Volvo. Em 2009, a alemã MAN assinou um acordo de parceria estratégica e tecnologia com a Sinotruk, comprando 25% de participação da montadora chinesa.

Sobre a Elecsonic – Constituída em 2009 por sócios brasileiros, todos oriundos do setor automotivo, a Sinotruk Brasil é importadora dos caminhões chineses Sinotruk Howo 6x4 e 6x2. A empresa está localizada na cidade de Campina Grande do Sul, na região metropolitana de curitiba (PR). Por ALINE FELTRINNOTÍCIAS
Fonte: segs 11/04/2012

16 abril 2012



0 comentários: