24 abril 2012

Japonesa Toyo compra 50% da Setal Óleo e Gás

A japonesa Toyo e a brasileira Setal Óleo e Gás (SOG) devem anunciar amanhã um acordo para atuar juntas no setor de petróleo, incluindo refino, petroquímica e atividades de construção marítima. A associação vai resultar na criação de uma nova empresa, a TS Participações S.A., com sede em São Paulo. A parceria foi possível a partir da compra de 50% da SOG pela Toyo.

 O Valor apurou que a SOG vinha procurando um sócio para poder crescer no mercado brasileiro de óleo e gás, cuja demanda está aquecida. As duas empresas devem começar a operar juntas a partir de junho. A sociedade terá administração conjunta e o controle será compartilhado.

 A Toyo e a SOG já fizeram trabalhos conjuntos na área de refino no Brasil e eram parceiras comerciais antes de se tornarem sócias. Agora, entre as oportunidades em perspectiva para a TS Participações, estão projetos do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Outro dos projetos da nova empresa será o desenvolvimento da Estaleiros do Brasil (EBR), empreendimento que a SOG já vinha tentando implementar em São José do Norte, no litoral sul do Rio Grande do Sul.

O projeto prevê investimentos de mais de R$ 1 bilhão para instalar um estaleiro no local com capacidade de processar 110 mil toneladas de aço por ano. O estaleiro está focado na construção de plataformas e de navios de apoio às atividades da indústria de petróleo e gás. Por Francisco Góes Fonte:
Valor 24/04/2012
 -----------------------------
TOYO e SOG formam joint venture no Brasil
 COMUNICADO DAS EMPRESAS

 A brasileira SOG - Óleo e Gás S.A. e a japonesa Toyo Engineering Corporation, ambas especializadas em projetos complexos de engenharia, realizaram um acordo para formar uma joint venture para unir e reforçar as operações no Brasil.

 A TOYO fez sua primeira incursão no Brasil em 1965 e desde então já participou de uma variada gama de projetos de grande porte no País. Atualmente, por exemplo, está envolvida em três empreendimentos do tipo FPSO (Floating Production Storage and Offload).

A decisão de criar a joint venture veio como resposta a política do governo brasileiro de “aumentar a taxa de conteúdo nacional” e “promover transferência de tecnologia”, além de estar de acordo com a estratégia da administração da companhia de expandir e atualizar a rede de bases EPC nos países emergentes.

 Para a SOG, o que motivou o negócio foi a possibilidade de acelerar o crescimento e ampliar a participação em mercados como Energia, Mineração, Química, Petroquímica e Offshore, além de agregar competências e tecnologias.

 A TOYO e a SOG tem convicção que vão contribuir para o crescimento da economia brasileira e vão exercer esforços para aumentar as oportunidades de negócios no País. No futuro, a empresa fruto da associação vai estudar desenvolver negócios em outros países da América Latina além da África Ocidental.

Resumo da joint venture
 Nome da empresa TS Participações S.A. (controla a "TOYO-SETAL Engenharia Ltda." e a "Estaleiros do Brasil Ltda.")
Localização São Paulo, com escritórios no Rio de Janeiro e São José do Norte (RS).
Linha de negócios Construtora em regime EPC de empreendimentos industriais onshore (por exemplo refinarias) e offshore (por exemplo plataformas) atendendo as áreas de petróleo, gás, petroquímica e química, infraestrutura etc.
Fabricação de módulos e integração de plataformas.
Participações acionárias TOYO 50% : SOG 50%

Sobre a Toyo Engineering Corporation (TOYO) A TOYO é uma das principais empresas mundiais de Engenharia, Suprimentos e Construção (EPC), fundada em 1961, no Japão. A TOYO tem uma grande experiência em mais de 50 países e onze subsidiárias de EPC em todo o mundo. A TOYO é focada nos setores de Energia, Refino de Petróleo, Química e Petroquímica, Prospecção de Petróleo e Gás, Infraestrutura, Meio Ambiente e outras instalações industriais. A licença da TOYO para ureia e granulados é aplicada em todo o mundo. Agora, a TOYO desenvolve o Micro-GTL, o Mid-Scale LNG e LNG Flutuante com seus parceiros.
 Sobre a SOG - Óleo e Gás S.A. (SOG) A SOG é uma das empresas líderes no Brasil em Engenharia, Suprimentos e Construção (EPC), com uma equipe de engenharia especializada, além de ter décadas de experiência em projetos de alta complexidade. A SOG tem grande experiência de mais de 400 projetos, incluindo 100 realizados para a Petrobras. A SOG oferece soluções otimizadas para os setores onshore e offshore e está preparada para atuar em outros setores como Petroquímica, Química, Mineração, Infraestrutura, Energia e Processos. A SOG está desenvolvendo um estaleiro (EBR) dedicado ao setor offshore.
Fonte:Setal 25/04/2012

24 abril 2012



0 comentários: