23 março 2012

Invepar faz aquisição e busca crescimento internacional

Companhia compra a concessionária peruana Linea Amarilla em uma operação amarrada em aporte de R$ 1,2 bilhão feito por Petros, Funcef e construtora OAS.

A Invepar, uma das maiores empresas de investimento do Brasil dona de concessionárias de rodovias e de metrô, como o da cidade do Rio de Janeiro, deu largada aos investimentos no exterior no seu primeiro passo para buscar a liderança no mercado de infraestrutura de transportes na América Latina.

A empresa agora é dona da Linea Amarilla S.A.C. (Lamsac), concessionária que explora a rodovia expressa Via Parque Rímac, em Lima, no Peru. A Via Parque Rímac é o maior projeto em andamento na capital peruana.

Controlada pelos maiores fundos de pensão do Brasil - Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil), Petros (Fundação Petrobras de Seguridade Social) e Fundação dos Economiários Federais (dos funcionários da Caixa Econômica Federal) - a Invepar desenhou a expansão internacional em seu Planejamento Estratégico de 2009.

A transação de compra da concessionária peruana ocorreu por meio da aquisição da totalidade do capital da VPR Brasil Participações, que pertencia ao grupo empreiteiro OAS.

O valor da transação não foi divulgado no fato relevante publicado ontem pela Invepar no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o regulador do mercado de capitais.

Mas o comunicado dá a entender que o negócio foi amarrado em uma operação de R$ 1,2 bilhão Esse valor é referente à injeção de capital feita pela Funcef, pela Petros e pela OAS para ampliar suas respectivas participações no capital da Invepar.

A Previ não participou do aumento de capital, o que freduziu ua participação na Invepar de 36% para 25%.

Segundo comunicado da Previ publicado ontem no seu site, a incorporação da VPR é parte de um projeto iniciado em 2008, quando Previ, Petros, Funcef e OAS firmaram acordo de investimentos que previa o alinhamento de suas participações acionárias no longo prazo, com o objetivo de convergir as participações dos sócios em 25% cada um. Na prática, isso quer dizer que o poder político de cada sócio está equiparado.

A transação deve balancear o jogo de forças entre as fundações e a OAS na operação da concessão do aeroporto de Guarulhos, que a Invepar arrematou por R$ 16 bilhões no leilão realizado pelo governo federal em fevereiro.

O aeroporto de Guarulhos é um dos empreendimentos mais cobiçados pelos maiores grupos investidores do Brasil e deve receber aportes milionários nos próximos anos para suportar o aumento de passageiros e da capacidade dos terminais.

A Invepar, presidida pelo executivo Gustavo Rocha, deve abrir o capital da empresa nos próximos dois anos. Os recursos com a oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês)devem ser usados para a empresa realizar os investimentos. Por Denise Carvalho
Fonte:brasileconomico23/03/2012

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Grupo Invepar assume concessão no Peru
O Grupo Invepar finalizou hoje o processo de incorporação da V.P.R. Brasil Participações S.A. Com este projeto, a Invepar, que já controla seis rodovias no Brasil e o MetrôRio e que, recentemente, ganhou o leilão para a concessão do Aeroporto de Guarulhos, dá mais um passo importante na concretização do seu Plano Estratégico e de crescimento. A V.P.R. Brasil detém 100% do capital social da Linea Amarilla S.A.C. (Lamsac) que é a sociedade de propósito específica constituída em 2009 para explorar até 2039 a concessão para construir, manter e operar a via expressa denominada Via Parque Rímac, em Lima, no Peru. Esta via se localiza na região metropolitana de Lima e é considerada o projeto de infraestrutura urbana mais importantes do país.

Esse projeto está alinhado com o Planejamento Estratégico desenvolvido em 2009 que definiu como visão do Grupo Invepar “ser líder e referência internacional no segmento de infraestrutura de transportes” e estabeleceu como foco o Brasil e países da América Latina.

Segundo estudo da consultoria McKinsey, com base no índice de Atratividade de Investimento Privado em Infraestrutura do Fórum Econômico Mundial, o Peru, ao lado do Brasil, Chile e Colômbia, é um país considerado seguro para investimentos de longo prazo, com ambiente de negócios favorável ao capital estrangeiro, com alto nível de estabilidade jurídica e regulatória. O Peru é um país com grande atratividade e com grande espaço para investimentos em infraestrutura.

Em conjunto com a incorporação de 100% do capital social da VPR Brasil pelo Grupo Invepar ocorreu a equalização de capital entre todos os acionistas da Invepar. Trata-se da realização de um projeto iniciado em 2008, quando PREVI, Petros, Funcef e OAS firmaram um Acordo de Investimentos que previa o alinhamento de suas participações acionárias no longo prazo, com o objetivo de cada sócio deter 25% do capital social. A PREVI, nos termos do Acordo de Investimentos vigente, não participou do aumento de capital aprovado pelos acionistas da INVEPAR o que permitiu sua diluição, a preço justo, de 36,85% para 25,56% do capital total da Companhia. Após o ingresso dos recursos, realizados em sua integralidade por Petros, Funcef e OAS, as participações acionárias dos quatro acionistas convergiram para o percentual de 25% do capital total, o que equilibra a exposição econômica ao investimento aos poderes políticos detidos.

A Via Parque Rímac é o maior projeto da Municipalidade Metropolitana de Lima. Além de melhorias na mobilidade urbana, o projeto prevê importantes investimentos na área social. Há grande sinergia entre este projeto e a experiência do Grupo Invepar com a operação da Linha Amarela no Rio de Janeiro.

No total são 25 km de via expressa que liga as principais radiais que chegam a Lima, seguindo para o Porto e para o Aeroporto Internacional. O período de concessão é de 30 anos para construir, manter e operar. Estão previstas a construção de 9 km de novas vias, 11 obras de arte especiais, totalizando 3 km em pontes e viadutos, 4 km de ampliação de pista e a construção de um túnel de 2 km sob o Rio Rímac, preservando o patrimônio arqueológico do País. A via prevê também equipamentos e sistemas de controle operacional, sistema de comunicação e de segurança. Estão previstas nove praças de pedágio. Os investimentos somam um total de aproximadamente US$ 550 milhões até 2015.
Fonte:Previ22/03/2012

23 março 2012



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