16 março 2012

Abengoa vende 50% restantes em parceria com Cemig no país

A Abengoa Bioenergia, companhia espanhola focada em energia sustentável, fechou um acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para vender a fatia remanescente de 50% que era detida pela multinacional na joint venture com a brasileira. O valor do acordo, segundo informou a Abengoa, é de 586 milhões de euros.

"A transação, parte da estratégia da companhia, vai fortalecer o balanço da Abengoa, gerando 376 milhões de euros em dinheiro, o que representa uma redução de 25% nos empréstimos líquidos em dezembro, e vai também reduzir a dívida bruta em 210 milhões de euros", afirmou a espanhola, em nota.

Em junho do ano passado, a Cemig já tinha adquirido os primeiros 50% das quatro concessões de transmissão detidas pela joint venture – STE, ATE, ATEII e ATE III. A Cemig tem agora, portanto, o controle de 100% dos ativos.

Após a conclusão da transação, as operações da espanhola no país se resumem a um portfólio de transmissão no Brasil que cobre 4,4 mil km, além de três unidades de produção de bioetanol.

Segundo afirmou o presidente executivo da Abengoa, Manuel Sánchez Ortega, no documento, o Brasil é a segunda maior fonte de receitas da multinacional, representando 21% dos resultados.

No ano passado, a empresa registrou lucro de 257,4 milhões de euros, um aumento de 24% sobre o ano anterior. A receita avançou 46%, para 7,089 bilhões de euros.

O acordo ainda depende da aprovação da Companhia Transmissora Aliança da Energia Elétrica (Taesa), empresa de transmissão de energia elétrica controlada pela Cemig, e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Por Vanessa Dezem
Fonre:Valor16/03/2012

16 março 2012



0 comentários: