29 fevereiro 2012

Azeite Andorinha vê oportunidades no Brasil

"O volume de vendas cresceu 25% com os recursos, em um mercado que expandiu apenas 10,5% em 2011", disse Miranda

As boas perspectivas com o mercado brasileiro de azeite levam a portuguesa Sovena investir R$ 6,5 milhões ao longo deste ano.

A companhia, que aterrissou no país em 2004, com a compra da marca de azeite Andorinha, promete movimentar o segmento e desmistificar o consumo do produto no Brasil.

Para isso, a Sovena anunciou investimentos da ordem de R$ 6,5 milhões ao longo deste ano, que serão utilizados em marketing. O montante chega a ser 30% superior ao investido em 2011.

Nuno Miranda, gestor de mercado da Sovena para América Latina, destacou que o resultado dos investimentos realizados no ano passado foram satisfatórios.

"O volume de vendas cresceu 25% com os recursos, em um mercado que expandiu apenas 10,5% em 2011. Somente no bimestre (março de 2011) de lançamento da personagem Andorinha Dorinha, as vendas chegaram a ter evoluções de 70%", disse Miranda.

A personagem foi nacionalmente conhecida em 2011 por meio de uma parceira com a TV Globo, diante de aparições no programa Mais Você.

Com o investimento, a Dorinha retorna neste ano no matinal, com presença ainda em mais dois programas de peso da emissora, o Domingão do Faustão e Big Brother Brasil.

Além disso, parte do recurso também será utilizado em mídias sociais.

No Facebook, a Andorinha Dorinha já conta com mais de 59 mil fãs e a meta da companhia para 2012 é alcançar o patamar dos 100 mil fãs que curtiram a página.

"No país, somos a marca de azeite com mais seguidores no Facebook", completou o gestor da Sovena para América Latina.

Diante disso, expectativas não poderiam ser melhores.

"Nossa meta se baseia no comportamento do mercado, se ele crescer 10% esse ano, vamos expandir 20% nossas vendas, mas é difícil estabelecer um número já que o mercado tem muitas variações como os preços, por exemplo", ponderou Miranda.

Sem revelar detalhes, ele disse que com isso a marca vai ampliar sua participação no mercado (market share), atualmente em 12,5%.

Prova que o mercado brasileiro tem muito a oferecer para a Sovena é que esse é o primeiro ano que a companhia investe mais no Brasil do que em Portugal, em termos de marketing.

"O mercado aqui está muito bom e vem dobrando de volume nos últimos anos e pretendemos crescer em sintonia", previu Miranda.

O gestor explicou que vê alto potencial no país, porque o consumo per capita por ano aqui é de uma lata de azeite pequena, ou seja, em torno de 200 ml, comparando com o mercado português, que consome 7 litros por ano, assim como na França, acima de 10 litros, e Grécia, 20 litros.

"Quando olhamos para esses números percebemos o tamanho do potencial do mercado brasileiro.

A Sovena está posicionada atualmente como o segundo maior player de azeite mundial, presente em três continentes e comercializando para mais de 70 países. Por Déborah Costa
brasileconomico 28/02/2012

29 fevereiro 2012



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