06 dezembro 2011

SAP compra SuccessFactors por US$ 3,4 bilhões

Fornecedora quer reforçar estratégia de cloud computing, integrando soluções da empresa adquiriada ao portfólio atual.

A SAP afirmou no sábado (3/12) que vai adquirir a SuccessFactors, fornecedora de ferramentas de cloud para gestão de capital humano, por 3,4 bilhões de dólares. Os executivos da companhia alemã disseram que o movimento acelera a estratégia de cloud computing.

O acordo, sujeito a aprovações regulatórias, deverá ser concluído no primeiro trimestre de 2012 e indica que a SAP pagou 40 dólares por ação.

Lars Dalgaard, fundador e CEO da SuccessFactors, vai se unir ao time da SAP para conduzir o negócio em nuvem. A SAP disse que a operação da empresa, que tem cerca de 1,450 mil funcionários, vai permanecer independente.

“A SAP compartilha nossa visão de nuvem e do tamanho da oportunidade que o modelo possibilita", afirmou Dalgaard em teleconferência para discutir o negócio. Segundo ele, oportunidade de nuvem "está apenas começando".

Em um comunicado, a SAP disse que a união das empresas “vai estabelecer uma oferta end-to-end avançada de nuvem e soluções on premise para gerenciar todos os processos de negócios relevantes”. O documentou apontou os produtos da SuccessFactors como altamente complementares à oferta do SAP HCM, SAP Business ByDesign e outras soluções em nuvem.

"Cloud computing é núcleo de crescimento futuro da SAP, e a combinação da equipe da SuccessFactors com a SAP criará uma potência em cloud. A aquisição nos ajudará a endereçar as necessidades dos CEOs em todo o mundo”, afirmou Bill McDermott, coCEO da SAP, em comunicado.

De acordo com a SAP, a SuccessFactors tem mais de 3,5 mil clientes em 168 países, e registrou crescimento de receita 77% ano sobre ano no terceiro trimestre de 2011 e 59% de expansão da receita ano sobre ano nos primeiros nove meses de 2011.

O analista da Forrester Research, Paul Hamerman observou em um post de seu blog que a SAP comprou a companhia por um preço dez vezes superior a receita da SuccessFactors. "A estratégia da SAP de nuvem tem sido lutar com o time to market. Com a aquisição, a fornecedora alemã torna-se mais competitiva em aplicações de recursos humanos e reafirma o seu compromisso com o modelo software as a service como modelo de negócios", escreveu ele.
Fonte:Computerworld05/12/2011

06 dezembro 2011



0 comentários: