27 outubro 2011

Nova holding já reúne 34 empresas

Está em processo final de criação a primeira holding brasileira do setor de turismo, a Brasil Travel. Segundo Paulo Castello Branco, CEO da nova companhia, 34 empresas - entre operadoras, agências, sites de viagem e até casas de câmbio - já assinaram contrato para fazer parte do grupo. Juntas, elas têm 234 lojas próprias no país e volume de vendas anual de R$ 5 bilhões.

A Brasil Travel planeja entregar o pedido de registro de companhia de capital aberto e de oferta pública inicial de ações (IPO) na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no começo de novembro.

"A ideia inicial era fazer o IPO até o fim de 2011, mas a crise internacional fez a gente pisar no freio. Adiamos o IPO para fevereiro do ano que vem", afirma Castello Branco, que deixou o cargo de vice-presidente comercial e de alianças da TAM no início de agosto.

O objetivo, conta o executivo, é levantar até US$ 600 milhões na bolsa. O projeto foi elaborado por Pedro Guimarães, ex-sócio do BTG Pactual e atualmente na Plural Capital, e Luiz Augusto Azevedo Sette, da Azevedo Sette Advogados, que também são os principais acionistas da Brasil Travel.

"O objetivo é comprar empresas do Norte ao Sul do país. Vamos pagar pela aquisição assim que fizermos o IPO, parte em dinheiro e parte em ações", diz Castello Branco. Até a entrega do pedido de registro na CVM, Castello Branco diz que mais quatro empresas deverão integrar o grupo, totalizando 38 companhias de turismo.

O executivo diz que as empresas que aderiram à Brasil Travel terão ações da holding, que por sua vez terá participação acionária nas empresas do grupo. O percentual dessa troca acionária depende do porte de cada companhia e do tamanho do mercado onde atuam. Os recursos que forem levantados na bolsa também serão utilizados para novas aquisições.

Numa segunda etapa, a Brazil Travel planeja protagonizar aquisições fora do país, especialmente na Argentina, no Chile, no Uruguai e nos Estados Unidos. O CEO da Brasil Travel diz que já foram firmadas algumas opções de compra com empresas desses países.

Todas as empresas da holding manterão suas marcas originais, mas ganharão um sufixo "do grupo Brasil Travel". A gestão operacional ficará a cargo delas, mas a holding fará a gestão estratégica, com a indicação dos melhores investimentos, como software comum entre as integrantes. Por Alberto Komatsu
Fonte:Valor27/10/2011

27 outubro 2011



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