25 julho 2011

Orange e T-Mobile criam joint-venture de redes móveis na Polônia

O compartilhamento de infraestrutura móvel ganha cada vez mais força na Europa. A francesa Orange e a alemã T-Mobile anunciaram a criação de uma joint-venture para unir suas redes celulares na Polônia, seguindo caminho parecido com o que trilharam no Reino Unido, onde fundaram juntas a Everything Everywhere. A T-Mobile é dona de 100% da operadora Polska Telefonia Cyfrowa, enquanto a Orange Poland pertence à concessionária fixa Telekomunikacja Polska, que é controlada pela France Telecom, dona da Orange. A joint-venture de infraestrutura foi batizada de NetworkS e terá controle compartilhado, com 50% para cada grupo.

A NetworkS terá ao todo 10 mil ERBs, número que consiste na soma das redes da Polska Telefonia Cyfrowa (7 mil ERBs) e da Orange Poland (6,4 mil ERBs), excluindo-se 3,4 mil ERBs redundantes. O primeiro passo consistirá na racionalização da rede. Depois disso, será iniciada uma expansão conjunta. A expectativa é de que o Capex e o Opex das duas operadoras sejam reduzidos em 29% nos três primeiros anos da parceria.

Análise

O compartilhamento de rede entre Orange e T-Mobile na Europa é um sinal de que os velhos tempos de competição por cobertura estão ficando para trás. A diferenciação das teles se dará cada vez mais na qualidade e na inovação dos serviços prestados. É também um sinal da necessidade de reduzir custos, especialmente em mercados saturados como o europeu.

No Brasil, as operadoras costumam dividir sites e torres, mas ainda estão longe de montar joint-ventures de infraestrutura. Por aqui, a cobertura 3G, por exemplo, ainda é tida como diferencial competitivo, haja vista as campanhas de marketing da Vivo, que possui a maior rede com essa tecnologia. Por outro lado, o lançamento das primeiras operadoras virtuais (MVNOs) este ano no País pode servir como ponto de partida para que as teles brasileiras reavaliem seus dogmas sobre compartilhamento de redes.
Fonte:teletime22/07/2011

25 julho 2011



0 comentários: