25 julho 2011

Google compra empresa de software de reconhecimento facial

O Google anunciou a compra da empresa de software de reconhecimento facial Pittsburgh Pattern Recognition, mais conhecida como PittPatt. O valor do negócio não foi divulgado. A PittPatt, que surgiu de um projeto de robótica na Universidade Carnegie Mellon, localizada na Pensilvânia, nos Estados Unidos, fornece algoritmos avançados para identificar faces em imagens e, também, em vídeos.

Em comunicado, a PittPatt afirma que sua tecnologia já está presente em diversos produtos do Google, como a busca por imagens, YouTube e o álbum de fotos Picasa. Um executivo do Google disse que a empresa não irá adicionar reconhecimento facial a aplicativos ou qualquer outro produto sem que haja forte proteção à privacidade.

Segundo a PittPatt, a fusão com o Google é "natural", já que a aquisição leva os benefícios de suas pesquisas e tecnologias a uma audiência ainda maior.

O Google já havia divulgado o desenvolvimento de uma tecnologia de reconhecimento facial para smartphones em um produto conhecido como Google Goggles, serviço de buscas por meio de imagens, mas decidiu interromper o projeto.

Em conferência realizada em junho, o executivo-chefe (CEO) do Google, Eric Schmidt, explicou que a identificação por imagens pode ser usada para finalidades bem distintas, tanto para o bem, como também para o mal.

Fonte:tiinside25/07/2011

25 julho 2011



0 comentários: