22 junho 2011

Os motivos das fusões e aquisições

Depois do recorde de fusões e aquisições em 2010, os resultados de 2011 mostram que este mercado continua aquecido. Conforme a última pesquisa da KPMG, entre janeiro e março de 2011 essas transações cresceram 4% em relação a mesmo período anterior, totalizando 167 transações.

A perspectiva é de que esse ritmo se mantenha, principalmente no segmento de pequenas e médias empresas. A tendência é a união dessas companhias para criar players mais competitivos.

Razões para buscar boas opções de compra no mercado não faltam: o crescimento da economia brasileira faz das nossas companhias uma boa opção de investimento para estrangeiros.

Se bem conduzidas, as fusões e aquisições melhoram o posicionamento das empresas, aumentam as sinergias e a eficiência. Exemplo de operação recente é a aquisição do Banco PanAmericano e da rede varejista Casa & Vídeo pelo BTG Pactual, combinando varejo com financiamento direto ao consumidor. Uma das alavancas de rentabilidade do varejo são as receitas financeiras advindas de operações de crédito ao consumidor direto.

Para adquirir ou unir-se a outra empresa, é preciso atenção. Um processo mal conduzido pode tornar a oportunidade de um grande negócio um grande problema.

As companhias precisam estar preparadas para integrar culturas, processos e objetivos, pois o futuro do negócio dependerá da união das companhias. Os primeiros três meses são os mais difíceis e precisam de estruturação e planejamento.

Fonte: DCI 22/06/2011

22 junho 2011



0 comentários: