20 junho 2011

Inbrands se reestrutura para buscar investidor.

A Inbrands, holding de empresas de moda do Pactual Capital Partners (PCP), fundo de investimento dos antigos sócios do banco Pactual, promoveu uma reestruturação de suas grifes com o objetivo de se preparar para a abertura de capital. Com isso, a empresa chegará à bolsa com contratos de exclusividade com estilistas e também com participações mais definidas nas marcas que adquiriu desde a sua criação, em 2008.

A intenção da companhia é ter 100% do capital de quase todas as empresas que compõem seu atual portfólio, de nove grifes e dois salões de moda. Em troca, os controladores dessas empresas ligadas à moda terão uma fatia minoritária da Inbrands.
O passo mais recente dessa reestruturação foi a revisão, em maio, dos termos do negócio com a Companhia de Marcas, assinado em junho de 2010 e que inicialmente previa que a Inbrands teria 10% do capital da companhia, dona da Richards, Salinas, Richards Selaria e Bintang e que controla empresas do ramo de confecção, comércio e exportação de artigos de vestuário e acessórios. Ao mesmo tempo, a Companhia de Marcas passou a deter 4% do capital da Inbrands.
O previsto era que a Inbrands ficasse com 100% da Companhia de Marcas até 2013. Com a revisão contratual realizada agora, essa aquisição ocorrerá imediatamente após a oferta inicial de ações. A transação será efetuada por meio da emissão de bônus de subscrição, que dará direito aos donos da Companhia de Marcas de subscrever ações da Inbrands.

A holding também fechou acordo com o empresário Alexandre Brett, proprietário da Mandi. Hoje, a Inbrands detém somente 0,0005% da grife de moda jovem, mas aumentará sua parcela gradativamente, alcançando 12,5% até o próximo ano e 25% até março de 2013. Brett, que também terá ações da holding de moda do PCP, é o fundador da VRMenswear, grife de moda masculina vendida para a Inbrands, em março, por R$ 85,6 milhões. Essa quantia será paga em cinco vezes, sendo que a primeira e a segunda parcelas serão no valor de R$ 10,7 milhões e as outras três parcelas serão de cerca de R$ 21,4 milhões cada uma. A Inbrands pretende alocar 15% dos recursos levantados na oferta primária de ações para pagar a compra de 100% da VR.

A Inbrands também fechou contrato com o criador da São Paulo Fashion Week (SPFW), Paulo Borges, que terá o direito de passar a ser acionista da companhia e transferir para a empresa, em contrapartida, participação de 25% na Luminosidade Marketing e Produções. Se isso acontecer, Borges ficará com cerca de 1% da Inbrands, que passará a ter 100% da Luminosidade, organizadora da SP Fashion Week e da Fashion Rio.

Além disso, em dezembro a Inbrands elevou de 70% para 100% a participação na A.H. Confecções, de Alexandre Herchcovitch, por R$ 4 milhões. O estilista assinou um contrato de prestação de serviços e não competição. Até o fim de 2015, ele permanecerá na A.H. como responsável pela criação, desenvolvimento e estilo das marcas.

Na direção inversa, em março a Inbrands vendeu 50% que possuía na Isapac Participações para a criadora, Isabela Capeto. Apesar de não participar mais da gestão dos negócios relacionados à marca, conforme contrato inicialmente assinado com a estilista, pelo prazo de dois anos a Inbrands terá uma remuneração baseada num percentual da receita líquida oriunda de cada licenciamento e permissão de uso das marcas relativas ao nome “Isabela Capeto”.

A oferta pública de ações da Inbrands será primária, por meio da qual os recursos vão para o caixa da empresa, e secundária, em que são vendidos papéis dos atuais sócios. O fundo PCP, dono de 48% da Inbrands, e os fundadores da Ellus, Nelson Alvarenga e Américo Rodrigues, que possuem, respectivamente, 1,02% e 0,18% da empresa, venderão ações apenas se houver demanda para a colocação do lote suplementar de ações.

Além de pagar a aquisição da VRMenswear, a Inbrands pretende usar 46% dos recursos levantados na oferta para comprar outras grifes de alto padrão. A abertura de novas lojas próprias deve consumir 15% do dinheiro da oferta inicial de ações. “Acreditamos que há oportunidades para melhora da performance de vendas em nossas lojas próprias e expansão da rede de atacado para as marcas VR e Richards”, informa a companhia no prospecto preliminar da operação, enviado à Comissão de Valores Mobiliários. O valor estimado da oferta ainda não foi divulgado.

A companhia também está trabalhando para expandir a linha de produtos de suas grifes. Um exemplo já concretizado é a Richards Selaria, que vende calçados e acessórios e teve sua primeira loja inaugurada em dezembro. A marca de moda praia Salinas prevê para este ano ainda o desenvolvimento de uma linha de vestuário feminino. A Richards, por sua vez, deve estampar sua marca em roupas infantis e artigos para casa. Conhecida pelos modelos masculinos, a VR deve criar uma linha feminina “officewear”.

A grife criada por Nelson Alvarenga também planeja novidades com a criação da Ellus Acessórios, que deve atuar de forma independente de sua marca mãe.

A ideia da Inbrands é integrar todas essas operações em um novo centro logístico com 100 mil metros quadrados, a ser inaugurado no primeiro semestre de 2012, no município de Piraí, no Rio. Esse centro de logística demandará investimento de 3% dos recursos obtidos na oferta de ações.
Fonte: Valor Econômico 20/06/2011

20 junho 2011



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